quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cândido Rondon

De origem indígena, Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mato Grosso no ano de 1865, tornou-se órfão aos seus dois anos, quando passou a viver com os avôs, passados cinco anos mudou-se para Cuiabá onde residiu com o tio até seu falecimento. Mais tarde transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de ingressar na Escola Militar.
Formado em Matemática, Ciências Físicas e Naturais da Escola Superior de Guerra, em  1889 Rondon foi nomeado ajudante da Comissão de Construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá a Registro do Araguaia. Desde então, chefiou várias comissões para instalar linhas telegráficas no interior do Brasil, como por exemplo, em 1906 estabeleceu as ligações telegráficas de Corumbá e Cuiabá com o Paraguai e a Bolívia. Destacou-se também pela instalação de milhares de quilômetros de linhas telegráficas interligando as linhas já existentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Triângulo Mineiro com os pontos mais distantes do País. Cândido Rondon foi o mais importante dos sertanistas que desbravaram estes rincões, abrindo caminhos, lançando linhas telegráficas, registrando sua topografia, descobrindo rios, estudando a flora e a fauna. Um esforço de grandes proporções para a integração nacional através das comunicações.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

De mágico à gênio, Thomas Edison...

Thomas Edison o gênio da lâmpada, é o título de uma matéria publicada na revista Superinteressante onde se retrata a biografia desde inventor. O texto refaz a trajetória de Thomas Alva Edison, que passou de criança problemática a simplismente um dos maiores inventores que o mundo já conheceu, mas essa caminhada foi longa e tortuosa. O autor descreve nos mínimos detalhes todas as peripécias do homem que transformou a história da tecnologia, entre seus principais inventos estão a  lâmpada elétrica, o fonógrafo, o microfone e também o projetor de cinema, para citar apenas os de maior repercussão entre tantos, e não menos importantes, ele que trabalhou incessantemente até seus 84 anos via na elétrica uma fábrica de sonhos.A matéria apesar de completa e muito bem embasada em suas descrições, se torna cansativa e muitas vezes repetitiva, entretanto nos mostra com clareza que a dedicação de Edison aos seus experimentos não foi em vão, visto que suas descobertas no campo da eletricidade, impulsionaram o mundo a uma nova era.
Assim Thomas Edison passou a ser chamado de mágico à gênio e  tornara-se provavelmente o homem mais admirado do mundo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Existem coisas que o tempo não muda...

Email, Orkut, Facebook, Twitter... Estes são apenas alguns dos instrumentos utilizados hoje, que facilitam e muito nossa comunicação. A sociedade com o passar dos anos, procura cada vez mais agilidade aliada a comodidade, assim os meios de comunicação foram se transformando e adaptando-se ao mundo moderno.
Mas muito se engana, quem pensa que com essa crescente das redes socias, antigas formas de comunicação perderam seu valor. Os correios por exemplo, podem até ter perdido sua eficiência quando se trata da comunicação informal, mas fundamentalmente sua função continua sendo de grande valia, afinal como recebemos nossas contas? Documentos? E encomendas? 
O tempo passa, o mundo se adapta a novas tecnologias, mas existem coisas que o tempo não muda!